modelo de introdução de monografia
.Este trabalho contempla o tema A exploração sexual de crianças e adolescentes no entroncamento das BRS 116 e 381 no período de 2009 a 2012.
A exploração sexual de crianças e adolescentes tem sido motivo de preocupação no mundo inteiro. De forma geral, a exploração sexual infantil trata-se do abuso sofrido pela criança e o adolescente os quais, por vários fatores, como situação de pobreza ou falta de assistência social e psicológica, tornam-se fragilizados. A exploração sexual transformou-se no terceiro mais rentável comércio, ficando atrás apenas da indústria de armas e do narcotráfico.
Nesse contexto, as questões problemas que orientam a pesquisa são as seguintes:
O que tem motivado a exploração sexual de crianças e adolescentes no entroncamento das BRS 116 e 381?
Quais as medidas de enfrentamento necessárias para o combate a exploração sexual infantil, sendo esse fenômeno frequente e que envolve vítimas indefesas?
Dessa forma, o estudo trabalha com as seguintes hipóteses:
O Estado de Minas Gerais concentra o maior número de pontos de exploração sexual infantil do país, sendo o entroncamento das BRS 116 E 381, em Governador Valadares, um dos pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A violência familiar também é outro fator que favorece a ação dos exploradores, visto que muitas vezes o ambiente é de alcoolismo, drogas, agressões físicas e psicológicas e até mesmo o estupro, fatores que muitas vezes levam crianças e adolescentes para locais de exploração como uma maneira de fugir da violência que sofrem em casa.
O aumento do registro de casos de abuso e exploração sexual de crianças provocou um aumento significativo no número de projetos e estudos que visam identificar e estudar o fenômeno.
Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é demonstrar o drama das vítimas da exploração sexual infantil no entroncamento das BRS 116 e 381 no período de 2009 a 2012. Especificamente, pretende-se investigar as causas que