teorias da personalidade
Para estudar a Teoria da Personalidade e a Psicologia, é impossível não citar nomes como: Hipócrates, Platão, Aristóteles e outros pensadores, que contribuíram de forma que suas idéias são ainda consideradas atualmente.
A Teoria da Personalidade teve um papel muito importante do desenvolvimento da Psicologia no século passado.
Charcot, Janet, Freud e McDougall, contribuíram para estabelecer a natureza da Teoria da Personalidade, através de uma tradição de observação clínica. Outra linha de influência, vem da tradição Gestáltica de William Stern. Impressionados com a unidade de comportamento, esses teóricos estavam convencidos que, considerar elementos do comportamento de forma fragmentada, não seria esclarecedor. Outro fator relevante, é o impacto mais recente da psicologia experimental e da teoria da aprendizagem, que deram origem a uma crescente preocupação com a pesquisa empírica cuidadosamente controlada, um melhor entendimento da natureza da construção da teoria e uma apreciação mais detalhada de como o comportamento é modificado. Outro fator determinante, é representado pela tradição psicométrica, focada na mensuração e no estudo das diferenças individuais. Por fim, a fisiologia e a genética contribuíram de forma crucial nas tentativas de identificar e descrever as características da personalidade. Essa influência tem sido forte em modelos recentes, mas também está clara no trabalho inicial de Freud.
É certo afirmar que Darwin foi um fator importante no desenvolvimento da psicologia geral e da psicologia da personalidade. Também é certo afirmar que a fisiologia do século XIX teve sua influência sobre os teóricos da personalidade, assim como um efeito acentuado sobre a psicologia geral. No entanto, o que difere esse dois grupos, é o teor dos fatores que os influenciaram nos últimos três quartos de século. Enquanto os teóricos da personalidade estavam extraindo suas ideias mais importantes