Teoria de Personalidade
INTRODUÇÃO 2
TEORIA DA PERSONALIDADE 3
Estrutura da personalidade 3
Processos da Personalidade 4
TEOREMA FREUDIANA PSICANALÍTICA DAS PERSONALIDADES 6
Freud e a Teoria Psicanalítica 6
A Teoria Psicossocial de Erikson 6
TEORIA DE APRENDIZAGEM SOCIAL DE ALBERT BANDURA 7
Teoria de aprendizagem social 7
A imitação/observação na teoria de aprendizagem social 7
Aprendizagem observacional 8
Maslow e a Teoria da Auto-Realização 9
Auto realização de Maslow 9
TEORIA DE CARL ROGERS E A ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA 10
Abordagem Centrada na Pessoa - Carl Rogers 10
MURRAY E A TEORIA DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda sobre a Teoria da Personalidade. Uma teoria da personalidade tem por objectivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.
Diversos autores se dedicaram à pesquisa da personalidade, cada um com ênfases teóricas e metodológicas diferentes, o que os levou muitas vezes a resultados completamente distintos. Apesar de todas as diferenças, no entanto, todos os teóricos procuram oferecer resposta a algumas perguntas básicas.
O presente artigo apresenta e discute os elementos característicos comuns a todas as diferentes teorias da personalidade, apresentando no final uma lista das diferentes teorias, com ligações para os artigos correspondentes.
TEORIA DA PERSONALIDADE
Estrutura da personalidade
A expressão "estruturas da personalidade" refere-se àquelas características estáveis da personalidade. As diferentes teorias da personalidade se diferenciam quanto às estruturas consideradas como base para o estudo:
1. Traços ou disposições referem-se à consistência das reacções de um indivíduo a diferentes situações. Por exemplo, quando se diz que uma pessoa é