teorias da personalidade
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS
CURSO DE PSICOLOGIA
CAROLINA OLIVEIRA FREITAS
JÉSSICA DE MACEDO DO PRADO
KELLY NUNES CRISOSTOMO
RAFAELA DOS SANTOS SOUZA
Resenha Critica sobre as Diferentes Abordagens da Teoria da Personalidade
Barreiras-Ba
2014
Carolina Oliveira Freitas
Jessica de Macedo do Prado
Kelly Nunes Crisostomo
Lislley Raany dos Santos Fogaça
Rafaela dos Santos Souza
Resenha Crítica sobre as Diferentes Abordagens da Teoria da Personalidade
Resenha apresentada ao Curso de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, como requisito parcial de avaliação da disciplina Teorias da Personalidade.
Professor: Carlos André Oliveira
Barreiras-Ba
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as diferentes abordagens sobre a teoria da personalidade enfatizando as perspectivas Psicanalistas, Neo-Analiticas, Behavioristas e a Teoria Cognitiva Comportamental. A fim de elucidar a que mais esclarece as características da personalidade segundo o grupo.
1.0 Teoria Psicanalítica da Personalidade
Segundo John, Lawrence & Oliver (2004), a psicanálise de Freud deu uma forte contribuição para o desenvolvimento da psicologia ao trazer o conceito de energia psíquica voltada essencialmente para as pulsões sexuais. Como também trouxe a tona conceitos como consciente, pré-consciente e inconsciente. Além dos estudos das três estruturas que fundamentam a personalidade que são o Id, Ego e Superego. Essa teoria é estruturada por dois grupos de concepções fundamentais:
No primeiro, são abordados os níveis de consciência: Consciente, Pré- consciente e inconsciente. A Consciência é tudo aquilo de que estamos cientes em determinado momento. O pré-consciente refere-se a tudo aquilo de que podemos estar cientes se desejarmos se ocupar com eles. Já o inconsciente diz respeito a tudo aquilo que não é acessado facilmente podendo