AS MUDANÇAS SOCIETÁRIAS DO SÉCULO XX E OS DESAFIOS PARA O SERVIÇO SOCIAL
Resumo: O presente trabalho tem como tema “As mudanças do século XX e os desafios para o serviço Social”. No mesmo, nós como alunas, buscaremos articular as matérias estudadas neste primeiro período do curso de Serviço Social, sendo elas: Introdução ao serviço social; Ciência Política; Formação Social, Econômica e Política do Brasil; Filosofia; Sociologia, Leitura e Produção de Textos e Métodos para normalização de trabalhos acadêmicos científicos. Desta forma, procuramos cumprir uma exigência básica em nossa formação que é articular o conteúdo visto e principalmente entender o processo de institucionalização do Serviço Social como profissão. Procuramos apreender ainda, como esta criação e institucionalização da profissão está intimamente ligado ao processo de industrialização do Brasil e de sua formação econômica e social. Procuramos assim, entender a trajetória histórica da profissão, dando ênfase em sua origem e no decorrer dos anos até onde a mesma deixa de ser vista como caridade e se firma quanto profissão, entendendo que o que era visto como caridade trata-se de direitos dos cidadãos.
Palavras Chaves: classe trabalhadora, Questão Social, caritativa e Estado.
Desenvolvimento:
Com intuito de trabalhar a Questão social, que é um conjunto de expressões das desigualdades sociais, surge de forma caritativa a profissão do Assistente Social. Esta profissão surgiu no Brasil por volta de 1930 em resposta a questão social que não está desligada da história, pois teve surgimento junto com o processo de industrialização no Brasil. Nesse entendimento, concordamos com YASBEK que diz:
“A expressão das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo. Suas diversas manifestações são indissociáveis das relações entre classes sociais que estruturam esse sistema e nesse sentido a Questão social se expressa também na resistência e na disputa política”