teoria da personalidade
Perspectiva Psicanalítica o que determina a personalidade é o inconsciente (Eu), pré-consciente (id), consciente (supereu). Segundo Freud a personalidade se constrói a partir de quatro fases são elas, oral, anal, fálica, o período de latência e a fase genital.
Na Perspectiva a Neo-análitica vários autores falam de diferentes definições para a teoria da personalidade são elas:
Inconsciente: Jung define a teoria da personalidade diferente da teoria de Freud mesmo se tratando do inconsciente. Para Jung o inconsciente será divido em duas partes: o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo. Para ele a personalidade se desenvolve durante 4 fases: a infância, a juventude, a middle age e a fase old age. Na personalidade Jung considerou apenas duas atitudes diferentes no individuo a introversão e a extroversão e definiu quatro funções psicológicas; o pensamento, as impressões, as sensações e as intuições.
Para Adler o individuo já é completo e só amadurece a personalidade. O homem possui três tarefas durante a vida: inserir-se na sociedade, trabalhar e casar. E é a partir daí que a criança vai desenvolver seus interesses sociais.
A também a teoria de que o desenvolvimento normal da personalidade é influenciada pelo ambiente com que a criança se relaciona, se este ambiente o transmite confiança ela será uma pessoa mais segura, caso contrario ela desenvolvera uma ansiedade. Baseando-se em relatos de pessoas com ansiedade Horney descreveu três maneira de viver de pessoas com ansiedade e definiu então três tipos de personalidades: o tipo submisso, o tipo agressivo e o tipo desligado.
Sullivan já considera que a personalidade se desenvolve de acordo com as relações duradouras de cada individuo. Essas relações tem inicio desde a relação com a mãe até a escolha do parceiro. Para ele a personalidade e