Radiologia
O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (RaiosX ou Raios gama). Esse tipo de radioterapia é conhecido como terapia com feixes externos. Outro tipo de radioterapia muito utilizado no tratamento do câncer de pulmão é a braquiterapia. Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral. Uma vez terminado o tratamento o material é retirado do corpo.
Na radioterapia com Feixes Externos o tratamento radioterápico geralmente consiste em liberar uma determinada dose de radiação em um alvo, em certo período de tempo.
Na radioterapia Convencional hoje já é utilizada com menos frequência do que no passado, uma vez que os médicos preferem técnicas que permitem o tratamento com mais precisão, reduzindo a exposição à radiação dos tecidos saudáveis adjacentes.
Braquiterapia
A braquiterapia é utilizada na maioria das vezes para reduzir tumores e para aliviar sintomas provocados pelo câncer de pulmão em uma das vias aéreas. Neste tipo de tratamento, o médico insere uma pequena fonte de material radioativo, na forma de semente, diretamente sob o tumor. Isto é geralmente feito com auxílio de um broncoscópio, mas também pode ser realizado durante a cirurgia. Esta técnica limita os efeitos colaterais sobre os tecidos saudáveis adjacentes. A fonte de radiação é geralmente removida após um curto período de tempo.
Quando a Radioterapia é Utilizada?
A radioterapia com feixes externos é muitas vezes o principal tipo de tratamento do câncer de pulmão, especialmente se o tumor não pode ser removido cirurgicamente devido ao seu tamanho ou localização, ou ainda se o estado geral de saúde do paciente não é bom. Após a cirurgia, a radioterapia pode ser usada para destruir as células remanescentes.