Colonizadores de Almas
Desde sua fundação em 1886, a Coca-Cola nasceu para brilhar. É importante destacar três nomes que foram fundamentais, cada um com sua importância, ao conduzir a marca Coca-Cola à grande potência que é hoje. O primeiro é John Styth Pemberton, criador do até então xarope, que com o passar do tempo foi aperfeiçoado. O segundo, Asa Griggs Candler, que comprou a fórmula de Pemberton, acreditou na marca e fez da invenção um grande negócio. O terceiro e ultimo é Robert Woodruff, que levou a Coca-Cola a ser líder no segmento em todo o mundo. Existiram e existem muitas pessoas importantes nesse sucesso mundial que é o refrigerante, mas esses três citados acima foram importantes para a marca existir, ser colocada no mercado e expandir-se para todo o mundo.
Foi um grande processo de construção, passando por transformações, erros, acertos, ideologias sendo criadas, entrada em vários países, guerras, concorrentes, para hoje ser uma empresa conhecida no mundo inteiro. John Pemberton, quando criou a fórmula pensava em algo diferente, que serviria de cura para dor de cabeça. Ele talvez não acreditasse no poder dessa fórmula, mas se acreditasse e não vendesse para Asa Candler, poderia ser que a Coca-Cola não tivesse a grandeza e sucesso que possui hoje. Pemberton era farmacêutico, um bom inventor, mas não um publicitário para alavancar uma “super” propaganda e levar a sua bebida ao conhecimento de todos. Criou uma logo, divulgou o suficiente para a marca começar a ser conhecida e vendê-la após passar por problemas financeiros. Candler também era farmacêutico, mas diferentemente de Pemberton, tinha uma visão empreendedora e por um valor baixo, adquiriu os direitos da fórmula, fez uma grande propaganda e repercutiu para um grande número de pessoas.
Nessa época, surgiam muitas imitações, vários refrigerantes criados, fazendo com que pessoas confundissem o sabor com o da Coca-Cola. Foi aí que o refrigerante passou por reformulações, tendo uma