P Assinar
Palavras-chave: Machado de Assis; Literatura Psicológica; Psicologia Junguiana.
Abstract: In this article, we shall work with two areas of knowledge, Literature and Psichology. Our proposal is interdisciplinary: we intend to analize a short story entitled O Espelho, by Machado de Assis, from the point of view of the Psychology of Carl G. Jung.
Keywords: Machado de Assis; Psychological Literature; Jungian Psychology.
1. Literatura e Psicologia:
É certo e até mesmo evidente que a psicologia, ciência dos processos anímicos, pode relacionar-se com o campo da literatura.
Carl Gustav Jung
Esse trabalho tem uma proposta interdisciplinar: contribuir para a análise de obras literárias à luz da Psicologia Junguiana.
As relações entre Literatura e Psicologia são discutidas por Jung em um conjunto de ensaios publicados em português sob o título, O Espírito na Arte e na Ciência (JUNG, O. C. vol XV). Nestes ensaios, Jung defende a interdisciplinaridade entre as duas áreas de conhecimento, espaço onde pretendemos nos situar. Jung diferencia então dois procedimentos distintos na criação da obra literária: o visionário e o psicológico. No primeiro, há presença predominante de conteúdos desconhecidos que parecem provir das profundezas do inconsciente, já, no segundo, estão presentes conteúdos que a consciência conhece ou pode pressentir.
Estudaremos o conto machadiano O Espelho, como exemplo de obra psicológica. Nise da Silveira, psiquiatra e analista junguiana, já havia definido de modo semelhante, a obra machadiana: “Na literatura brasileira vamos encontrar excelentes exemplos de obras psicológicas nos romances e contos de Machado de Assis”. (SILVEIRA,1977:139)
Para Jung, é a obra visionária e não a psicológica que