Medicina e Higiene Hospitalar
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre a segurança e higiene hospitalar, quais métodos devem ser utilizados, e como aplicá-los no dia a dia.
Em qualquer ambiente de trabalho precisa-se de um local limpo para trabalhar. Considerando-se um hospital e um local de saúde devemos ter a consciência que a limpeza deve ser redobrada. Deve-se ter cuidado com as técnicas corretas de limpeza e como utilizá-las no ambiente de trabalho, para que possa proteger não somente os funcionários, mas também os pacientes que ali estão. Para que se possa evitar infecções e outras doenças hospitalares. Essa limpeza se caracteriza não somente para quem trabalha na limpeza, mas também com todos os funcionários que ali trabalham, e para que haja isso todos os funcionários devem estar bem preparados.
Outra forma de prevenção é que devemos levar em conta a segurança no ambiente hospitalar. Acidente no ambiente hospitalar é fato, envolvendo profissionais na área da sua e também pacientes, visitantes,instalações e equipamentos.Esses acidentes podem acarretar alguns prejuízos muitos deles por erros humanos onde reduz a eficácia da segurança.Também existem os erros de operação, que se caracteriza a principal fonte de risco para os hospitais, o mal uso ou erro de operação feito pelos trabalhadores do hospital ou muitas vezes erros cometidos pelos fabricantes.
Contudo, esse documento serve para colaborar com todas as fontes de risco, tendo em consideração os funcionários, pacientes e visitantes.
1. Tipos de Limpeza
Existem três tipos de limpezas: concorrente, terminal e de manutenção:
1.1. Limpeza concorrente
É aquela realizada no dia a dia, enquanto o paciente esta no local, realizada diariamente, três vezes ao dia, e inclui a limpeza banheiros, equipamentos, e moveis. Sendo recolhido o lixo, retirando roupa suja, roupas de cama, e se houver mais algum outro resíduo no apartamento. E também fazem a reposição de