Lavanderia hospitalar: símbolo de higiene. de que higiene estamos falando?
LAVANDERIA HOSPITALAR: SÍMBOLO DE HIGIENE.
DE QUE HIGIENE ESTAMOS FALANDO?
Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão do curso de Especialização em Higiene Ocupacional e Meio Ambiente da P&J Ensino e Qualificação Superior sob a orientação do Prof. Aldemiro Jose Rocha Palma.
SALVADOR-BA
2012
Sumário
Resumo
Introdução
Lavanderia: compreendendo os conceitos
Higiene Ocupacional: um olhar sobre a história
Lavanderia: higiene versus higiene
De que higiene estamos falando?
O que pensam os trabalhadores (grau de satisfação)
Conclusão
Considerações Finais
Referências bibliográficas
Resumo
Quando pensamos em lavanderia, implicitamente nos conectamos a ideia de higiene, e percebemos que esta “ideia” vai muito mais além do que lavagem de roupas, forros de cama, toalhas, etc. De que higiene estamos falando? A partir deste questionamento, este artigo busca esclarecer o outro lado implícito desta ideia: Higiene Ocupacional; esclarecer também ao leitor, como ambas as partes da higiene não pode estar desconectado do propósito de “limpeza” a que se pressupõem. Pretende identificar esta relação e as ações pertinentes deste processo: ambiente x condições de trabalho; assim como o grau de satisfação, através de pesquisa realizada em uma unidade hospitalar localizada em um município da Bahia.
Palavras-chave: Lavanderia; higiene ocupacional; ambiente de trabalho; satisfação.
Introdução
Este artigo tem o propósito de fomentar aos empregadores e empregados, o conhecimento sobre o ambiente de trabalho da lavanderia, seus riscos e cuidados, de traduzir os anseios e desejos despertados pelos profissionais através do grau de satisfação; além de auxiliar na formação de conduta que esses profissionais queiram seguir na sua atuação profissional. Este tema foi escolhido por motivo de vivenciar situações divergentes e conflituosas