O que é sociologia
Desde o seu começo, nunca foi apenas uma mera tentativa de tentar entender a sociedade, sempre foi algo mais, sempre contendo em suas explicações intenções práticas, para interferir no meio da sociedade o rumo que estava tomando.
A partir do século XVIII um marco importante para o surgimento da sociologia, acontece. Ocorre a revolução industrial, no qual o interesse maior era o capitalismo, em que a sociedade, todo o meio de modifica para acompanhar tal. Incluindo transformações sociais, políticas, e culturais. Enganam-se os que acreditam que a revolução tratava-se apenas de uma revolução de máquinas, introdução da máquina a vapor e dos aperfeiçoamentos produtivos, tratava-se o incremento da indústria capitalista. Ocorre também a conversão de grandes camponeses, que antes trabalhavam para o seu sustento, agora passam a trabalhar, quase que escravamente para os senhores capitalistas, e passam a ser completamente dependentes e despossuídos.
Retratando essa época, não se pode esquecer um dos fatos que maior tem relevância no período, que é o aparecimento da classe do proletariado e o seu papel desenvolvido ao longo da história. Contudo, as manifestações de revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, evoluindo para a criação de associações livres, formações de sindicatos. Nesse momento, a classe pobre para de confrontar diretamente com a classe rica, mas forma uma classe específica, a operária que passa a ter ideia de seus interesses e organizam-se para enfrentar os proprietários, que os fazem de escravos e não atendem os seus direitos. Começam produzindo os seus jornais, a própria literatura, inserindo uma crítica a sociedade capitalista e agregando o socialismo como uma alternativa de mudança, para o que vem acontecendo.
Nesse contexto, a