a Historia e evoluçao dos hospitais
DEPARTAMENTO NACIONAL DE SAÚDE
DIVISÃO DE ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR
HISTÓRIA
E
EVOLUÇÃO
DOS
HOSPITAIS
Rio de Janeiro, 1944.
Reedição de 1965.
Capítulo
1
HOSPITAL – ESBÔÇO HISTÓRICO
“A individualidade mais importante do hospital não é o seu diretor, nem o contribuinte, nem o médico, nem a enfermeira, nem o secretário; a individualidade mais importante do hospital é, sem dúvida, o enfêrmo”.
GOLDWATER.
AOS DIRETORES, CHEFES, TÉCNICOS, A TODOS OS PROFISSIONAIS DA
ADMINISTRAÇÃO DE INSTITUIÇÕES HOSPITALARES E DE ASSISTÊNCIA
SOCIAL
Com a presente edição desejamos iniciar a publicação de uma série de livros e folhetos, instruções e sugestões, sôbre assuntos técnicos e práticos, referentes à organização e administração hospitalares e para-hospitalares, com o fim de levar a todos os recantos do Brasil, igualmente, o conhecimento atualizado, e o mais completo possível, acêrca de uma nova especialidade e da sua plena adoção entre nós.
Esta contribuição constitui o seguimento natural do primeiro Curso de
Organização e de Administração Hospitalares, que acabamos de encerrar a 2 do corrente, com excelente êxito, tendo sido conferido o certificado de especialização a vinte e cinco médicos que são assim os primeiros especialistas formados oficialmente, na América do Sul.
O conceito do hospital moderno, designação que resume individualizando, uma nova orientação sistematizada, alcançou, com efeito, em outros países, e particularmente nos Estados Unidos, os foros de uma especialidade definida, e já hoje de consagrado prestígio.
Compreendendo desde a formação do especialista, o planejamento das edificações e instalações, a seleção do equipamento, as normas da organização e de funcionamento, o regime econômico-financeiro, a assistência social, jurídica, cultural, religiosa e recreacional, o estudo da padronização em geral, a legislação específica, a cooperação profissional e associativa ou de classes;