Centro de Reabilitação - Arquitetura
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETO ARQUITETÔNICO II
2ª “A”
PESQUISA REFERENCIAL
CENTRO DE REABILITAÇÃO MOTORA
ANDREA DE OLIVEIRA – RA: 8756
DEGIANI ZAMBONI – RA: 8862
HENRIQUE BUBNIAK DE MELLO – RA: 8377
PEDRO HENRIQUE BENEDITO - RA: 8865
GABRIEL PINTO – RA: 8134
FRANCISCO BELTRAO, SETEMBRO DE 2012.
"Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.”
Mário Quintana
RESUMO
A presente pesquisa visa analisar aspectos relevantes para a elaboração de um Centro de Reabilitação Motora na cidade de Francisco Beltrão, no estado do Paraná. Para tanto, leva em consideração a sua importância para a sociedade, bem como a sua viabilidade construtiva. Para a elaboração do projeto foram feitas pesquisas bibliográficas, entrevistas e visitas em clinicas e na APAE de Francisco Beltrão, além do reconhecimento do terreno. O projeto do centro de reabilitação deve possuir espaços acessíveis, funcionais e dimensionados para os devidos tratamentos, deve atender as normas de acessibilidade, além de possuir ambientes seguros, com conforto térmico e ambiental, fazendo com que o paciente sinta-se acolhido e com isso evolua nos seus tratamentos.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 4
1. CONCEITUAÇÃO PRELIMINAR
1.1 MEDICINA DA REALIBITAÇÃO
A Medicina Física e Reabilitação ou Fisiatria é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como as subsequentes a patologias traumáticas, a lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardio-respiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas