Ensaios de Michel de Montaigne
ANALISOU OPINIOES E COSTUMES DA EPOCA E ESTUDOU A GENERALIDADE DA HUMANIDADE E A DESTRUIÇÃO DA AMERICA E DOS INDIOS PELOS COLONIZADORES.
NO CAPITULOS QUE FALA DOS CANIBAIS ENTENDEMOS QUE AINDA TEMOS A PREPOTENCIA DE JULGAROS POVOS COMO BARBAROS E QUE NESSE SENTIDO AS COISAS POUCO EVOUIRAM . O AUTOR TRAZ A TONA O DEBATE SOBRE O PRECONCEITO COM O ESTRANGEIRO PARA EXPLICAR A RELAÇAO ENTRE OS EUROPEUS E O NOVO MUNDO E A FACILIDADE DE JULGAR O DESCONEHCIDO COMO BARBARO OU SELVAGEM. NO CASO DOS SELVAGENS, SAÓ DIFERENTES POR NÃO SEGUIR O CURSO DA NATUREZA E SIM MODIFICAR E DESTRUIR.OS INDIOS ERAM PESSOAS PURAS ENQUANTO OS COLONIZADORES PESSOAS “DETURPADAS”.
OS EUROPEUS NÃO ENXERGAVAM OS INDIOS COMO HUMANOS E SIM FONTE DE RIQUEZA, A DIFERENCA BASICA ENTRE INDIOS E COLONIZADORES ERA É QUE OS INDIOS NÃO SE CORROMPERAM, VIERAM “COMO A NATUREZA MANDA”, ATÉ A GUERRA ELES FAZIAM DE MANEIRA NOBRE, NÃO BRIGAVA PARA CONSEGUIR TERRITORIOS PQ JÁ TINHAM O QUE PRECISAVAM EM GRANDE QUANTIDADE, PORTANTO NÃO PRECISAVAM AUMENTAR SUAS TERRAS. O AUTOR DIZ Q A GUERRA ENTRE AS TRIBOS ERA UMA BATALHA BONITA NA MEDIDA DO POSSIVEL, ELES NÃO ERAM MOVIDOS POR INTERESSES,LUTAVAM PARA MOSTRAR QUE ERA MAIS VAENTE, A GLORIA ERA FAZER O INIMIGO SE RENDER. POREM ELES PREFERIAM A MORTE A ISSO. O PROPRIO ATO DO CANIBALISMO NÃO SERVIA PRA ALIMENTACAO E SIM PRA MOSTRAR SUPERIORIDADE, ERA UMA FORMA DE DEVORAR OS ANTEPASSADOS DO INIMIGO.
OS 2 MUNDOS SÃO TAO OPOSTOS QUE ERA MUITO DIFICIL A CONVIVENCIA. O NOVO MUNDO QUERIA CALMARIA, TINHAM TUDO QUE PRECISAVAM EM SUAS TERRAS, JÁ OS COLONIZADORES QUERIAM AUMENTAR TERRITORIO E ACUMULAR RIQUEZA, ESTAVAM SEMPRE CRIANDO NOVAS TECNOLOGIAS E INCENTIVANDO A GANANCIA. PODEMOS DIZER QUE AS CHANCES DO NOVO MUNDO ACABARAM ASSIM Q ELE FOI CRAIDO PELOS BRANCOS. E ESSA DERROTA SE EXPLICA PELA MALICIA DOS EUROPEUS CONTRA A INGENUIDADE DOS INDIOS, UMA FRASE DO TEXTO QUE ME CHAMOU BASTANTE A ATENCAO FOI QUE “OS INDIOS NÃO FORAM DOMINADOS