INTRODU O
ANNA CLARA NOBRE DA SILVA
RICARDO DO PRADO COSTA JUNIOR
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE PROMOÇÃO A SAÚDE BUCAL E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA
Imperatriz- MA
2015
ANNA CLARA NOBRE DA SILVA
RICARDO DO PRADO COSTA JUNIOR
SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA
Artigo apresentado à disciplina de Introdução à Odontologia para obtenção de nota. Orientadora: Rossana Vanessa Dantas de Almeida Marques.
Imperatriz- MA
2015
INTRODUÇÃO
De um modo geral, a saúde do brasileiro tem melhorado nos últimos anos, em especial a saúde bucal. Tal realidade é resultado de ações de prevenção realizadas por profissionais de várias áreas. Atualmente, entende-se que a prevenção se dá como consequência direta da educação, portanto, a ação educativa tornou-se um grande fator para a transformação social (SILVA, SOUZA, TURA, 2005).
No que se refere à saúde bucal, a cárie é o principal foco a ser enfrentado por adultos e crianças, uma vez que, ela é o ponto de partida para a grande maioria dos problemas. Conforme Cerqueira et al (1999), a cárie dentária em crianças se manifesta de forma agressiva e muito acelerada podendo chegar à destruição completa do dente em pouco tempo. Portanto a visita odontológica prevê de imediato algum diagnóstico caso ele exista, e também desenvolvendo o hábito de ir ao consultório odontológico ao decorrer dos anos.
A cárie dentária pode ser definida como uma destruição do esmalte ou da dentina localizada sobre os tecidos dentais causadas por bactérias. Essa desmineralização dos tecidos é causada por minerais tais como cálcio e fosfato sobre a superfície dentária, perdendo o equilíbrio do pH da cavidade bucal. A placa bacteriana se desenvolve com a má higiene bucal. Nela se encontra resto de alimentos e fluídos bucais (PAIM, MODESTO, 1999).
Para Cunha e Delben, (2003), existe um longo caminho até que se apareça às manchas brancas e posteriormente as cavitações. As manchas