Introdu o e Durkheim Sociologia
No que diz respeito a obra de Durkheim, é fato que ela foi direcionada para fornecer o que até então estava em falta na sociologia: um método de análise para que ela adquirisse o status de ciência. Além disso, destaca-se o desenvolvimento do importante conceito de divisão social do trabalho, bem como estudos empíricos sobre o suicídio, tema controverso e delicado para a época. Pode-se dizer, também, que é com Durkheim que a sociologia se firmou efetivamente como ciência.
Em relação a metodologia utilizada por Durkheim, identificamos que o método usado foi o método funcionalista. Na sua luta para que a sociologia adquirisse status de ciência, Durkheim se preocupou em dar a sociologia as mesmas características das ciências da natureza, considerando os "fatos sociais" como coisas. Essas coisas, para Durkheim, seriam justamente o objeto de estudo da sociologia, assim como os astros são o objeto de estudo da astronomia, por exemplo. O sociólogo, então, deveria seguir o mesmo caminho de qualquer outro cientista e utilizar o método científico de forma objetiva e imparcial.
O exemplo mais famoso de como funciona o método funcionalista de Durkheim é aquele em que ele compara a sociedade a um "corpo vivo". A analogia feita é que, no corpo humano, cada órgão cumpre a sua função e o corpo predomina sobre os órgãos. Na sociedade, por sua vez, os fatos sociais (partes) existem em função da sociedade (todo). Ou seja, a sociedade predomina sobre os fatos sociais.