atps diversos
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
NOME DO ALUNO:
NOME DO ALUNO:
NOME DO ALUNO:
NOME DO ALUNO:
NOME DO ALUNO:
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Alessandra Ramos.
POLO
2013
Introdução
1ª Etapa: Concepções da Sociologia da Educação
2ª Etapa: Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais.
3ª Etapa: Problematização das situações cotidianas escolares em que a Sociologia pode ser empregada
A Sociologia da Educação contribui no campo das políticas sociais para que essas desigualdades sejam minimizadas, e também na educação dos seres humanos, pelo conhecimento obtido pela Sociologia. Bordel na sua obra A Reprodução, diz que a escola reproduz a desigualdade social, reproduz o abismo que há entre as classes sociais, já que o acesso ao conhecimento é.
Distribuído de acordo com a classe social do sujeito, os mais favorecidos financeiramente são favorecidos, enquanto que os menos favorecidos financeiramente ficam excluídos desses conhecimentos. Para Bordel a escola não é autônoma, centrada nos saberes, no conhecimento para todos os sujeitos, pelo contrário a escola muitas vezes reproduz a sociedade desigual e injusta, podemos tomar como exemplo aquele sujeito que pertence à classe social menos favorecida se sente totalmente excluído, não conseguindo se impuser como cidadão. Na foto abaixo, nos deparamos com a realidade, da sociedade atual.
Como já vimos a Sociologia é o estudo cientifico dos seres humanos e grupos sócias em que vivem, nas imagens acima observamos claramente a problemática da