Atps
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA .
Curso- Pedagogia- 4ª Série –
Cléia de Lima Ramos
RA-431232
Josiane Dos Santos Cardozo da Silva
RA- 416674
Márcia Teresinha Goulart Apesteguy Leite RA- 440439
Mara Eliane da Silva Machado RA-444138
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Tutora: Maiara Rodrigues
São Borja, 06 de Novembro de 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo estudar as principais concepções dos Fundamentos Sociológicos da
Educação. A Sociologia também tem por objetivo discutir as relações entre a teoria e a prática educacional, visando a compreensão do processo social e suas influências na educação.
“O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas transformar uma nação, com gente capaz de pensar” (José Arthur Giannotti)
Sociologia e suas contribuições para a Educação.
A sociologia é uma ciência que estuda a forma de relacionamento entre os grupos, assim como as consequências dessa relação. Seu principal objetivo é o estudo da sociedade, focalizando na educação como uma forma importante de relacionamento entre as pessoas. A sociologia da educação é vista como uma área da sociologia, que tem como finalidade estudar a interação entre a escola (que é vista como um elemento de socialização) e a sociedade onde está inserida. E seu papel é investigar a escola enquanto instituição social, analisando os processos sociais envolvidos, todas as mudanças ocorridas em nossa sociedade, trouxeram mudanças para a educação. Um dos principais sociólogos que se preocupou com essa questão foi Émile
Durkheim. Este acredita que a educação está ligada diretamente a toda vida social, já que os homens foram responsáveis pela criação da escola. Durkheim, foi o primeiro sociólogo a afirmar que a escola é uma instituição fundamental para formação do indivíduo, pois a escola e a sociedade interagem e se completam.
Outros sociólogos que contribuíram no desenvolvimento das teorias sociológicas foram: