A participa o de Portugal
Portugal depois da 1ª Guerra
Portugal depois da 1ª Guerra Mundial Neste esforço de guerra chegaram a estar mobilizados quase 200 milhomens. As perdas atingiram quase 10 mil mortos e milhares de feridos, mutilados edoentes, além dos custos económicos e sociais gravemente superiores à capacidadenacional. Os objetivos que levaram os responsáveis políticos portugueses a entrarna 1ª Guerra Mundial saíram frustrados na sua totalidade. A unidade nacional nãoseria conseguida por este meio e a instabilidade política acentuar-se-ia até à quedado regime democrático.
A intervenção de Portugal na 1ª Guerra Mundial teve efeitos negativos epositivos:
Numerosas baixas sofridas pelas tropas (15 mil em França e 21 mil nascampanhas de Africa, segundo o professor Egas Moniz, presidente dadelegação portuguesa à conferência de Paz); A inflação em Portugal tornou-se galopante; O agravamento das lutas politica internas, que viriam a terminar como golpe militar de 28 de Maio de 1926; Portugal garantiu a posse sobre as suas colónias por mais 50 anos; Portugal teve lugar na Conferência de Paz; Portugal teve direito a assento na Sociedade das Nações (SDN),organização onde se vão centrar a política e a diplomaciainternacionais.
A participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial 10
Conclusão
A participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial ficou marcada pelaestrondosa derrota na Batalha de La Lys. A batalha decorreu numa planíciepantanosa banhada pelo rio Lys e seus afluentes, onde em quatro horas o CorpoExpedicionário Português (CEP) perdeu um terço dos homens, entre mortos,prisioneiros feridos e desaparecidos. Porém a derrota Portuguesa deu origem a umavitória estratégica por parte dos Aliados.Após inúmeras batalhas, a Alemanha acaba por ceder perante os Aliados em1918 e Portugal conseguiu o que pretendia: manter as colonias, manter aindependência e dar prestigio à República Portuguesa. Todavia Portugal