Introdu O De Como
Fertilização é a penetração do espermatozóide no interior do óvulo com a união dos núcleos dos dois gametas e consequentemente formação do zigoto. Todos os mamíferos apresentam fecundação interna, mas em algumas espécies a atração do espermatozóide ocorre através de substâncias químicas produzidas pelo óvulo, ou pelas células que o enolvem.
È importate ressaltar que os espermatozóides fecundam apensa os óvulos das fêmeas da mesma espécie. Isso ocorre devido à presença de proteínas nas membranas dos dois gametas que se ajustam umas às outras, garantindo a interação entre eles.
Maturação do óvulo
O óvulo prossegue na meiose desde a prófase I da primeira divisão meiótica á medida que ele começa a amadurecer durante a foliculogênese. O óvulo, por ocasião da ovulação, está em metáfase II da segunda divisão meiótica. No entanto, óvulos da égua, da cadela e da raposa encontram-se apenas na sua primeira divisão meiótica por ocasião da ovulação. A maturação do óvulo e a meiose não estão plenas até completar-se a fertilização, quando o óvulo torna-se um zigoto.
Maturação dos espermatozóides
Os espermatozóides requerem modificações de maturação que ocorrem durante o transporte de 10 a 15 dias através do epidídimo, após qual é possível a fertilização. As modificações na mauração dos espermatozóides dependem das secreções do epidídimo e do tempo de transporte. Para atingir sua capacidade de fertilização e a fusão dos gametas, os espermatozóides passam por varias modificações seqenciais, conhecidas coe desconnhecidas que incluem a “capacitação” e as reações do acrossomo.
CAPACITAÇÃO: De acordo com Change Austin é a verificação dos espermatozóides e sua permanÊncia no tratoreprodutivo feminino antes de se tronarem capazes de união e penetração no óvulo
Apenas os gametas masculinos são móveis, responsáveis pelo encontro que pode acontecer no meio externo (fecundação externa) ou dentro do corpo da fêmea (fecundação interna). Excetuando-se muitos dos