Psicologia Desportiva
Trabalho elaborado por:
Átila Medeiros Nº
Mariana Cabral Nº21
Dalila Mendonça Nº 32
Definição de conceitos
É a ciência que estuda os processos mentais. A palavra vem do grego psico (alma ou atividade mental) e logia (estudo).
Psicologia:
É a atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Desporto:
Psicologia desportiva
O que é?
É um ramo da psicologia que se ocupa do comportamento do individuo nas situações de prática de desporto e dos fenómenos psicológicos ligados ao seu desempenho. A
psicologia desportiva incide quer em respostas observáveis do exterior, quer em outras ocorridas no interior das pessoas.
Por um lado o desporto traduz-se num conjunto de reações motoras;
Por outro, o desportista é um ser humano com interioridade, ou seja com interesses, afetos, expetativas e valores pessoais.
Qual o objetivo da psicologia desportiva? Consiste
na promoção do bemestar do atleta, isto é, o funcionamento equilibrado do corpo e da mente, sem o que lhe é impossível corresponder às expetativas do publico.
O atleta pode ser afetado de muitas maneiras: O conceito de prática desportiva não se
restringe apenas aos momentos de competição; Abrange os contextos de aprendizagem, de treino, de estágio, de deslocações e de tudo o que ocorre depois do desempenho, como as vivências ligadas aos louros da vitória ou às amarguras da derrota (desconsiderações, incompreensões e abandonos).
Há
uma complexidade de relações interpessoais, nem sempre agradáveis com colegas de equipa, adversários, treinadores e dirigentes desportivos.
Existe
ainda, o público e os órgãos de comunicação social, sempre prontos a admirar, a elogiar, a premiar, mas também a criticar e a denegrir.
Papel do psicólogo no desporto
Inicialmente, os psicólogos atuavam apenas como clínicos, isto é, tratavam os desportistas com problemas psicoemocionais e comportamentais.
Entretanto,