Psicologia desportiva
O que é a psicologia desportiva?
A psicologia do desporto visa compreender o comportamento e os processos mentais das pessoas e dos grupos que estão envolvidos no desporto ou no exercício físico. O objetivo é intervir no sentido de otimizar o rendimento e o bem-estar físico e o envolvimento e equilíbrio psicológico das pessoas.
Os aspetos psicológicos que acompanham a prática desportiva e de exercício físico estão ligados à motivação, à comunicação. Estão envolvidas as diferentes dimensões presentes na atividade física, competitiva ou não: cognitivas, afetivas, sensório-motoras. Encontramos um psicólogo especializado nesta área junto de grupos de alta competição como, equipas de futebol, de basquetebol, de andebol, profissionais de ténis, de ciclismo, motociclismo, etc.
Áreas de intervenção em psicologia do desporto e exercício físico
Motivação;
Comunicação entre treinador e atleta;
Visualização mental;
Relaxamento;
Dinâmica de grupos;
Atenção;
Concentração;
Formulação de objetivos;
Assertividade;
Competências emocionais;
Otimização de competências (pessoais/sociais);
Liderança;
Treino de controlo da respiração;
Lesão;
Ansiedade pré competitiva;
Preparação psicológica para as competições.
O papel do psicólogo do desporto pode ser: na área da investigação, destinada a contribuir para o avanço e desenvolvimento da teoria e do conhecimento; na área da formação e ensino e o mais habitual, no apoio a desportistas, equipas, treinadores, árbitros e organizações desportivas tendo em vista o desenvolvimento de competências psicológicas para a otimização do treino e do rendimento desportivo.
Funções do psicólogo do desporto
Ajudar atletas de elite a desenvolverem estratégias de preparação para lidarem com as exigências da competição e do treino;
Aplicar a investigação na aprendizagem motora e nos processos psicofisiológicos para maximizarem regimes de prática e forma física;