A alegria de ensinar
Autor: Ruben Alves
Editora: ARS Poética Editora Ltda
Resumo:
O livro Alegria de Ensinar possui vários capítulos com textos que mostram o ponto de vista do autor Ruben Alves sobre a aprendizagem. O autor começa o livro dizendo que acredita no avesso das coisas e que anda na direção oposta porque enquanto muitos falam que ser professor é um sofrimento ele compara a alegria de ser professor com a alegria de uma mãe ao dar á luz a um filho. Em seguida ele apresenta vários textos sobre educação e aprendizagem de vida.
Escola e sofrimento:
Nesse capitulo o autor considera que a aprendizagem na escola é uma tortura para as crianças, pois se fizer uma pesquisa sobre a alegria de estudar muitos alunos responderão que se sentem alegres em relação à amizade e companheirismo entre eles, mas pouquíssimos irão afirmar que se sentem alegres com relação aos estudos. Os técnicos em educação desenvolveram métodos de avaliar a aprendizagem e seus resultados, mas ninguém pensou em avaliar a alegria dos estudantes e também não sabemos se há métodos para tal avaliação.
A lei de Charlie Brown:
Nesse capitulo o autor utiliza uma tirinha de jornal sobre o personagem Charlie Brown que explica ao amigo de forma bem simples a importância de estudar. É a visão que os jovens estudantes têm da escola, de tirar boas notas e serem bem sucedidos. Rubem Alves critica o sistema educacional que na sua visão força o aluno a passar por varias situações em nome da educação como, por exemplo, os vestibulares.
Boca e forno:
Nesse capitulo Ruben Alves utiliza uma brincadeira de criança para retratar uma situação muito comum nas escolas. Na brincadeira os seguidores fazem tudo que o mestre fala. Ruben Alves observou que o inventor da brincadeira devia ser algum professor que a usou para criticar o ensino nas escolas e que se fosse falar diretamente o que pensava iria atrair a ira de todos contra si. Na visão do autor a brincadeira é uma