a alegria de ensinar
Acadêmica: Luciana Regina Schualtz Coelho Alegria de Ensinar.
Disciplina: Pesquisa e Prática de Ensino.
Professor Guilherme Knopak.
Curitiba
Outubro 2014
Alegria de ensinar
Alegria é um sentimento diferenciado no ato de educar, ensinar com alegria é sentir-se capaz de fazer realmente a diferença na vida de nossos alunos. Ser professor é muito mais que profissão é uma questão de vocação, preciso conhecer meu aluno, fazer com que ele se sinta importante dentro da sala de aula, levar a alegria ao aluno, mesmo dentro das adversidades encontradas, mostrar o caminho, fazer com que se sinta seguro, e que é possível de tudo aprender, mostrando como é prazeroso descobrir um mundo novo , através do que se aprende.
O professor é quem detém o conhecimento cabe a ele encontrar formas, para que seus alunos possam aprender, se a criança não aprende da forma que ele ensina , é necessário ensinar da forma que ela aprenda pra que o ato de aprender seja algo bom, que a faça feliz, e não um eterno sofrimento.
O ambiente escolar, no momento vem sendo bastante contestado, professores desmotivados acabam desmotivando seus alunos, percebo que muitos alunos só têm alegria na escola por estarem perto dos seus colegas ou em momentos de descontração, e os professores não se importam com isso, não se preocupam em manter, nem buscar uma relação de amizade, atenção, de respeito por seus alunos, para que com isso possam sentir o desejo de estar ali.
Muitas vezes os conteúdos que são ensinados na escola são desnecessários ,e complicados de existir a compreensão dos alunos, gerando assim uma criança desmotivada , triste sem vontade de aprender, uma pessoa derrotada. Isto não deveria acontecer, pois o professor esta ali justamente para amparar este aluno transmitindo alegria e motivação alem da sabedoria. Muitas crianças acreditam que o papel da escola é passar de ano ou tirar boas notas, para ter um futuro, mas não entendem que, não