Psicologia do desporto
A docente: Isabel Carmona Campos
O discente: Guilherme Teixeira
Psicologia B 12º ano 2015
Introdução
No âmbito da disciplina de Psicologia B do
12º ano foi escolhido um tema do manual volume 2 da disciplina.
Escolhi este tema por ser para mim algo de elevado interesse.
Irei tratar de esclarecer a influência da parte psicológica na prática desportiva e a função do um psicólogo no desporto.
O que é a psicologia desportiva?
A psicologia desportiva é um ramo da psicologia que se ocupa do estudo do comportamento do indivíduo nas situações de prática desportiva e dos fenómenos psicológicos ligados ao seu desempenho. Este ramo da psicologia aplicada tem mostrado notórios avanços ao longo do tempo devido à crescente importância que é dada a todos os aspetos relacionados com a atividade desportiva. A psicologia desportiva é uma área de intervenção da psicologia que trata de diferentes dimensões psicológicas do comportamento humano.
-afetivas;
-cognitivas;
-motivacionais.
Afetivas
Muito se ouvem atletas profissionais referirem-se a treinadores como, “aquele treinador foi como um pai para mim”, ou “ele melhorou-me como jogador e como pessoa”, ou até “ele tratava-nos como animais”.
Tudo isso faz parte da dimensão afetiva do comportamento e tem consequências no desempenho desportivo.
Cognitivas
Esta dimensão é vista como a capacidade do atleta processar informação antes, durante e após a competição. Tendo capacidade de se manter concentrado e tomar as decisões mais corretas. Motivacionais
A motivação é vista como um aspeto fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de qualquer capacidade. Seja no desporto, na escola ou na vida.
No desporto, o treinador e o psicólogo têm um papel fundamental na motivação dos atletas.
A definição de objetivos é um dos instrumentos de produção de motivação.
Quando os objetivos são definidos pelo próprio atleta verifica-se