psicologia de desporto
Actualmente a Psicologia do Desporto e da Actividade Física é uma área de aplicação da psicologia que procura compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na prática do desporto, exercício e actividade física, independentemente dos seus objectivos se centrarem no desempenho desportivo ou na prática da actividade física como estratégia de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
A psicologia do esporte (desporto) ainda é uma ciência muito recente. Nas faculdades de Educação Física ela já tem um tratamento diferenciado até com aulas específicas, mas ela ainda não é tratada como deveria ser nas faculdades de psicologia, que deveriam ter pelo menos uma disciplina opcional que dessem uma melhor noção do que esse tipo de psicólogo faz.
Hoje os psicólogos nessa área ainda encontram problemas, poucos livros e má remuneração.
Para executar esse trabalho, é importante que o profissional tenha a formação de psicólogo e posteriormente faça um curso de extensão.
Essa visão do ser que pratica o esporte, é muito importante para não se utilizar a psicologia limitadamente como ciência do comportamento. Muito mais do que isso, a psicologia pretende desenvolver e discutir com os atletas todas outras áreas de sua vida: Valores pessoais, motivações e percepções. Um atleta completo não é só um homem em seu perfeito estado físico. Como ser humano, ele é um conjunto de corpo e mente.
O esporte abre as