Resumo - ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E A ATRATIVIDADE NA CARREIRA DOCENTE NO BRASIL
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E A ATRATIVIDADE NA CARREIRA DOCENTE NO BRASIL
RESUMO
De acordo com o artigo, que é o resultado de uma pesquisa para investigar a atratividade da carreira docente no Brasil, pela ótica dos alunos concluintes do ensino médio, foi possível analisar que há uma preocupação, em relação à procura da profissão de professor por parte dos jovens, principalmente quando se trata, especificamente, da profissão de magistério. Tem diminuído as demandas para os cursos de licenciatura, como também, o número de formandos, ainda existe outra preocupação, que é a permanência desses profissionais na profissão.
Um fator relevante, é que, a procura pelo curso, se dá pelos alunos, em que, a maioria deles, estudam em escolas públicas. O que torna a possibilidade da docência como escolha profissional, está sendo relacionada pela facilidade de oferta de trabalho, o fácil acesso ao curso de pedagogia, se tornando uma profissão provisória, causando depois abandono da carreira. Mas, para aqueles que escolhem e permanecem na profissão de docente, ocorre muitas vezes, pela realização pessoal, o desejo de ensinar, a contribuição com a transformação social, também, por ter uma jornada de trabalho parcial, o que leva a demanda de procura pelo curso, principalmente, pelas mulheres, com escolha para o magistério.
Com a mudança causada pela transformação política, social, econômica, o avanço da tecnologia, assim, os jovens mudaram em relação a sua escolha profissional, observando a instabilidade qualidade de vida profissional, melhor remuneração. A docência para os jovens, não é mais vista como antes, como uma profissão valorizada, respeitada, reconhecida. Por isso, ao questionar vários alunos que estavam concluindo o ensino médio, acerca da docência como profissão, a maioria desses jovens, não sonhava em realizar-se na vida profissional, sendo um professor. Muitos confessaram que um dia já pensaram na possibilidade de serem docentes, tendo