Psicologia desportiva
Inês Pinheiro, nº19, 12ºB
Índice
1. Introdução………………………………………………………………………………3 2. Desenvolvimento……………………………………………………………………4 3.1. Breve história da psicologia do desporto……………………….4 3.2. O que é a psicologia do deporto…………………………………….5 3.3. Intervenção da psicologia desportiva…………………………….7 3.4. Problemas comuns dos atletas……………………………………….9 3.5. Psicologia do desporto em Portugal………………………………13 3. Anexos…………………………………………………………………………………....14 4. Conclusão………………………………………………………………………………...18
1.Introdução
No âmbito da disciplina de Psicologia B, foi proposta aos alunos a resolução de um trabalho escrito individual acerca da psicologia aplicada em Portugal. Cada aluno deveria escolher como tema de trabalho, uma área entre as várias existentes da psicologia aplicada.
Escolhi a psicologia desportiva, pois trata-se de uma área da psicologia relativamente recente e sobre a qual há pouca informação, resultando daí uma grande curiosidade da minha parte em debruçar-me sobre este tema.
Apesar de não me considerar uma entusiasta do desporto em geral, sempre me interessei pela vertente psicológica da prática desportiva.
Porque razão, atletas com habilidades físicas idênticas, não obtêm os mesmos resultados? Como se explica que alguns atletas tenham performances tão distintas em treino e em competição? Quando se fala em desporto, surgem inevitavelmente este tipo de questões, para as quais a psicologia desportiva tenta dar uma resposta, adaptando-se claro, á modalidade desportiva e ao atleta em questão.
Ao longo deste trabalho, irei explicitar o conceito de psicologia desportiva, realçar a importância da mesma, dar a conhecer o modo de actuação de um psicólogo desportivo com os profissionais do desporto e apresentar enxertos de artigos jornalísticos referentes ao tema.
2.Desenvolvimento
2.1.Breve história da Psicologia Desportiva
A psicologia do desporto emerge com um corpo teórico de