comunicao e expresão
Autores: Alexandre Pinheiro, Jhonata de Souza Luiz e Yolanda Marisa
Brito.
O grande potencial econômico brasileiro reconhecido pelo mundo, a exemplo da crise de 2008 que abalou o sistema financeiro de países desenvolvidos e industrializados, que desacelerou a economia global, pouco atingiu a economia brasileira o que trouxe muitos investimentos externos naquela época.
Houve também a entrada de imigrantes de países vitima de desastres naturais ou de guerras, que criou um novo tipo comum de mão de obra em muitos estados brasileiros. Essa imigração em massa diminui às oportunidades dos trabalhadores nacionais que disputam vagas com imigrantes que aceitam trabalhar por menores salários.
Esses imigrantes encontraram no Brasil não só a oportunidade de trabalho como também o ambiente onde podem reconstruir e/ou constituir família.
Mesmo que muitas vezes sem as melhores condições de moradia e alimentação é possível economizar e ajudar os parentes deixados em seus países. Por falta de uma preocupação governamental e politica voltadas para o imigrante no Brasil, existe a dificuldade de legalização, do acesso à educação básica e saúde, que causa outros problemas sociais como a prostituição, trabalho escravo, mendigos e etc.
O Brasil conhecido em outros países como o país do futebol, das belas praias, do carnaval, riquezas e de misturas culturas. Atualmente conhecido principalmente pelos escândalos de corrupção no governo, e em grandes empresas nacional.
Agora a preocupação é de contornar a nova crise deste ano de 2015, junto a uma grande insatisfação popular contra o governo e sem trazer maiores prejuízos aos imigrantes, como a xenofobia, a exemplos de muitos outros
países.