Intro
Disciplina: Introdução à Administração
Professora: Juliana Valença
Aluno: Emerson Silva
1) Liderança e administração são diferentes uma da outra? Se sim, como.
Sim, a boa administração traz ordem e consiste por meio da elaboração de planos formais, do projeto de estruturas organizacionais rígidas e da monitoração dos resultados em comparação com os planos, em suma diz respeito ao enfrentamento da complexidade. A liderança é a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, diz respeito ao enfrentamento da mudança, onde os líderes estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão de futuro, depois, engajam pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos.
2) Qual é a diferença entre as teorias dos traços e as teorias comportamentais? São ambas teorias válidas?
As teorias dos traços baseiam-se nas características pessoais dos líderes (termos como inteligente, sociável, autoconfiante, positivo, articulado...) e as teorias comportamentais buscam identificar através das características de comportamento dos líderes, ambas relacionadas a traçar um perfil dos líderes de sucesso, seja ele pela sua inteligência (teoria dos traços) ou pela sua intensidade e autocracia (teoria comportamental), por exemplo.
Teoria dos traços é válida porque através da sua autoconfiança e sabedoria, por exemplo, você tem como compartilhar, desenvolver e alcançar o êxito, já as Teorias Comportamentais você nasce com elas, podem ser trabalhadas e um pouco melhoradas, mas dificilmente mudadas, mas não se chegou a uma consideração final dos fatores que influenciam o sucesso ou o fracasso.
3) O que é o modelo de contingencia de Fiedler? Ele foi comprovado com pesquisa?
O modelo contingencial de Fiedler propõe avaliar se uma pessoa é orientada para os relacionamentos ou para as tarefas, acreditando que o fator essencial para o sucesso é o estilo de liderança do indivíduo, é a adequação entre o estilo de