Interpretação juridica
Quando a justiça entra em conflito com a lealdade, essa última geralmente leva a melhor. Muitos de nós alimentamos e protegemos nossas famílias antes de podermos pensar nas necessidades de nossos vizinhos. Muitos de nós estamos muito mais interessados no bem-estar dos nossos compatriotas do que na situação das pessoas do outro lado do mundo.
1. Em relação às ideias do texto, assinale a opção incorreta.
a) O senso de justiça entre indivíduos de povos diferentes é superior à lealdade que se dispensa aos familiares mais próximo.
b) A lealdade geralmente prevalece sobre a justiça quando há conflito entre as duas forças.
c) O pensamento relativo às necessidades dos nossos conhecidos é secundário em relação às preocupações com os familiares.
d) O interesse pelas causas nacionais é prioritário em relação aos contextos do exterior.
e) A solidariedade entre pessoas de uma mesma nacionalidade sobrepõe-se à solidariedade para com povos estrangeiros.¬
Texto 2.
O quadro geral de apaziguamento abre espaço para a expansão da democracia. Mas resta muito por fazer. Mais que tudo, é preciso desenvolver a ideia de que a democracia não é só um regime político, mas um regime de vida. Quer dizer que o mundo dos afetos deve ser democratizado. É preciso democratizar o amor, seja paternal ou filial; a amizade; o contato com o desconhecido: tudo o que na modernidade fez parte da vida privada. É preciso democratizar as relações de trabalho, hoje tuteladas pela propriedade privada. A democracia só vai se consolidar, o que pode tardar décadas, quando passar das instituições eleitorais para a vida cotidiana. É claro que isso significa mudar, e muito, o que significa democracia. Cada vez mais ela terá a ver com o respeito ao outro.
2. Assinale a opção que está em desacordo com as ideias do texto.
a) A noção de regime político é mais restrita que a noção de regime de vida.
b) Pode-se inferir que as relações de trabalho tuteladas pela propriedade privada não são