Elemento químico zinco
Nomes: Wachholz
Turma: 1º Semestre de Gestão Ambiental
Zinco (Zn)
O Zinco é um metal que se apresenta de forma hexagonal, na cor cinza e maciço. Ele é encontrado em todo o meio ambiente (água, ar e solo) e até mesmo no corpo humano, que contém cerca de duas a três gramas de zinco, o que é essencial para o bom funcionamento dos sistemas imunológicos, nervoso, digestivo dentre outros. Porém, o contato excessivo do zinco fundido na pele pode causar queimaduras.
O Zinco é encontrado na natureza e conseqüentemente, ele esta naturalmente presente em todo o meio ambiente.
O zinco é classificado em duas grandes famílias: o zinco primário e zinco secundário. O zinco primário representa de 80,0% a 85,0% da produção atual, e o seu principal processo de produção é o eletrolítico que consiste na dissolução, e o zinco secundário é obtido através de sucatas e resíduos.
Onde o zinco pode causar impacto ambiental?
O lodo do esgoto pode constituir um problema ambiental. Dado seu elevado teor de matéria orgânica e de nutrientes, tem se considerado a possibilidade de sua utilização como fertilizante. Entretanto, alguns cuidados com a forma de metais pesados no solo devem ser observados.
No caso do Zinco, um dos metais em maior teor no lodo de esgoto, o conhecimento das formas e as relações com os teores disponíveis são importantes para a previsão do comportamento desse metal no solo. Em virtude da elevada quantidade de lodo de esgoto produzido em todo mundo, tem sido considerada a possibilidade de sua disposição final, de modo reciclável, pela utilização na agricultura. Entretanto, a presença de metais pesados no lodo pede especial atenção no que diz respeito à uma eventual contaminação, ou mesmo poluição, do lençol freático e de camadas subsuperficiais de solos pela movimentação de metais pesados, além disso, o aumento da disponibilidade e absorção pelas plantas pode comprometer o meio ambiente,