Elétroquímica
Ela estuda basicamente as reações químicas e a eletricidade que pode ser produzidas em uma reação espontânea ou então utilizadas na produção de determinadas reações químicas.
Ao falarmos aqui em reações químicas para produção de eletricidade é sempre bom lembrar que essas reações químicas são reações químicas de Oxidação e Redução:
Oxidação – perda de elétrons em uma reação química.
Redução – ganho ou recebimento de elétrons.
Mas podemos muito bem aproveitar estas reações espontâneas para produzirmos uma reação química.
Pilha de Daniell
Um dos processos mais utilizados é a chamada Pilha de Daniell, esta pilha utiliza eletrodos de Zinco e Cobre. O eletrodo de Zinco tem a capacidade de perder elétrons no processo de oxidação e o eletrodo de Cobre quando submerso numa solução de Sulfato de Cobre.
A reação química se processa de que forma? Os átomos de zinco, cujo número de oxidação é zero (lembrando que todas nossas substancias simples apresentam NOX=0) este átomo de zinco tem a capacidade de perder elétrons para o cobre.
Desta forma a reação química se processa de maneira? Elétrons fluindo do eletrodo de zinco, assim o eletrodo de zinco que perde seus elétrons vai ser considerado o polo negativo é o polo que fornece elétrons e o eletrodo de cobre que vai ser considerado o polo positivo, polo positivo é o polo onde os elétrons chegam.
Observe pela reação química que elétrons fluindo de eletrodo de zinco em direção ao eletrodo de cobre faz com que nós tenhamos um fluxo ordenado de elétrons considerados como corrente elétrica.
O polo é considerado ânodo (lembrando que ânodo não é sinônimo de polo negativo. Ânodo é sinônimo de eletrodo onde ocorre a reação química de oxidação). Mas por que isso? Porque quando estudarmos posteriormente o fenômeno de Eletrólise que é exatamente o contrário de uma pilha nós veremos que o ânodo da eletrólise não é o polo negativo e sim o polo positivo então não podemos confundir ânodo com polo, por outro lado, na