Aet ergonomia
Foi analisada a situação do trabalhador da cultura canavieira por dois pontos de vista: um centrado sobre o social e outro sobre a produção. Abordando-se o lado social, foi encontrado um trabalhador que trabalha sobre metas de produtividade diárias quase inalcançáveis e, caso não as alcance, perde o emprego. Em uma realidade onde a oferta de emprego é próxima de zero, perder o emprego em época de colheita significa ficar quase um ano inteiro sem renda e sem condições de manter o próprio sustento e o da família. Analisando a demanda agora pelo lado da produção, encontra-se um trabalhador maltratado pelas condições de trabalho, realizando trabalhos repetitivos e sequenciais que exigem muito esforço. Por esse motivo o trabalhador pode sofrer de câimbras, excessivas dores no corpo, tendinites, bursites e distensões músculo-esqueléticas na coluna. 2. Quais os temas abordados na revisão bibliográfica do artigo em análise?
3. Descreva as etapas metodológicas utilizadas pelos autores do artigo no estudo de caso.
- Escolha da amostra: foram feitas entrevistas com famílias de três locais diferentes da mesma região. De todas as famílias entrevistadas, foram selecionados alguns cortadores de cana-de-açúcar para responder a um questionário.
- Aplicação do questionário: um questionário pré-elaborado foi aplicado nos trabalhadores selecionados.
-Compilação dos resultados: as respostas foram compiladas e observadas em porcentagem, permitindo dessa forma identificar a maior queixa entre os entrevistados. 4. Enumere as ferramenta de avaliação aplicadas no estudo de caso apresentado, identificando o objetivo de cada uma, assim como os aspectos ergonômicos relacionados (físicos, cognitivos, organizacionais).
A ferramenta utilizada no caso apresentado foi um questionário aplicado nos trabalhadores. O objetivo da ferramenta é analisar o perfil ergonômico e organizacional do trabalho