AET - Ergonomia
Este trabalho acadêmico visa como objetivo simular a realização da aplicação da AET para um posto de trabalho em uma central elétrica.
2- REFERENCIAL TEÓRICO
A análise Ergonômica figura como um instrumento de essencial importância em um sistema produtivo, seja ele de produto ou serviço, não somente para proporcionar conforto e segurança ao trabalhador, mas também para extrair deste maior produtividade, visando como conseqüência um aumento dos lucros e uma diminuição das perdas.
Uma das etapas da análise ergonômica do posto de trabalho lida com uma das principais questões, que é avaliar os fatores de risco nos postos de trabalho que são potencialmente danoso para o sistema músculo-esquelético humano. Uma das formas de avaliar os postos de trabalho e seus riscos é através dos métodos desenvolvidos para essa finalidade.
Métodos de análise ergonômica:
OCRA;
OWAS;
NIOSH;
RULA;
REBA;
AET;
ANTROPOMETRIA;
QUESTIONÁRIO BIPOLAR;
LEHMANN;
ANSI;
IBV;
ERGONOMICS WORKPLACE.
Método AET:
A AET (Análise Ergonômica do Trabalho) é um método que envolve um conjunto de etapas e ações que proporcionam uma coerência interna, criando a possibilidade de se questionar os dados obtidos durante a coleta. Estes dados são construídos, validados e avaliados ao longo do processo.
Enquanto metodologia, ela pressupõe a utilização de distintas técnicas, que é dependente da problemática da empresa e da demanda.
Etapas da ação ergonômica:
Análise da demanda;
Coleta de informações sobre a empresa;
Levantamento das características da população;
Escolhas das situações de analise;
Analise do processo técnico e da tarefa;
Observações globais e abertas da atividade;
Elaboração de um pré- diagnostico – analise de dados;
Validação;
Diagnostico;
Recomendações e transformação;
Para a aplicação da AET neste posto de trabalho, primeiramente identificamos a máquina, posto de trabalho e ambiente.
Máquina: painéis de controle.
Homem: funcionário que trata da