Interpolação
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA
NOMES:
DIEGO MASSEU R.A:
ISABELA QUITZAU R.A:1102096
PATRICIA BIGARELLI R.A:1102078
INTERPOLAÇÃO
Jundiai-sp
Setembro/2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA
NOMES:
DIEGO MASSEU R.A:
ISABELA QUITZAU R.A: 1102096
PATRICIA BIGARELLI R.A:1102078
INTERPOLAÇÃO
Trabalho de interpolação apresentado ao professor Glycério do 4º semestre do Curso de Engenharia Química do Centro Universitário Padre Anchieta, como forma parcial de avaliação.
Jundiai-sp
Setembro/2012
1-OBJETIVO
Trabalhar com o método de interpolação aplicando o conhecimento em questões do cotidiano.
2-INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos aplicar a interpolação na titulação e volumetria, métodos usados em laboratório, ou seja, vamos juntar o cálculo com a química analítica quantitativa. Para entender melhor, a titulação e volumetria, são ferramentas, onde conseguimos através de experiências em laboratório descobrir o pH de uma solução por meio de uma concentração já conhecida. A interpolação vai nos oferecer um polimônio capaz de simplificar esses cálculos, esse é o objetivo.
3- REVISÃO BIBLIOGRAFICA
3.1- INTERPOLAÇÃO
“Em matemática, denomina-se interpolação o método que permite construir um novo conjunto de dados a partir de um conjunto discreto de dados pontuais previamente conhecidos. Em engenharia e ciência, dispõe-se habitualmente de dados pontuais obtidos a partir de uma amostragem ou de um experimento. Tal conjunto de dados pontuais (também denominado conjunto degenerado) não possui continuidade, e isto muitas vezes torna demasiado irreal a representação teórica de um fenômeno real empiricamente observado. Através da interpolação, pode-se construir uma função que aproximadamente se "encaixe" nestes dados pontuais, conferindo-lhes, então, a continuidade desejada.
Outra aplicação da interpolação é a aproximação de funções complexas por funções mais simples. Suponha que