interpolação
Equipamento utilizado para medir a distância vertical de um ponto até o plano horizontal do nível. A mira pode ser de madeira, alumínio ou PVC, ela é graduada em m, dm, cm e mm. Para os níveis digitais a mira deve ser graduada em códigos de barras.
Baliza
A baliza é feita de ferro ou madeira, geralmente é cilíndrica e rosqueável, seu comprimento é de dois metros de altura, são pintadas em cores contrastantes (branco e vermelho) para que possam ser visualizas facilmente à distância. Esse instrumento é utilizado para elevar o ponto topográfico com a intenção de torná-lo visível e estabelecer alinhamentos. A baliza é auxiliar a qualquer levantamento topográfico.
Trena
Trenas são fitas graduadas, com precisões de centímetros e ate mesmo de milímetros, usadas para medir diretamente distancias de um terreno. Elas podem ser metálicas, de pano ou PVC.
Caderneta de campo
A caderneta de campo é um documento usado para registrar dados coletados em campo, como: ângulos, leitura de distâncias, etc.
Nível óptico O nível óptico é um constituinte clássico no equipamento de nivelamento. É uma luneta montada sobre um tripé, e pode ser nivelada com precisão através de parafusos calantes e bolhas.
Estes equipamentos têm uma grande precisão dependendo do sistema de nivelamento, da sensibilidade das bolhas e da precisão das miras.
Possuem geralmente um compensador ou nivelador automático, que dão o posicionamento horizontal automatizado em frações de segundo, desde que o nivelamento “grosseiro” esteja dentro da margem de tolerância.
Interpolação
Métodos utilizados para a interpolação e traçado das curvas de nível:
São obtidos diversos pontos com cotas conhecidas a partir de um levantamento topográfico altimetrico. Estes pontos servirão para que as curvas sejam desenhadas. Também são necessárias as coordenadas planas dos pontos para imprimi-los sobre a carta. Terão influencia no desenho final das curvas de nível o