Internacionalizacao
A determinação e desenvolvimento de estratégias empresariais como chave para o sucesso têem constituido uma das grandes preocupações dos administradores nas organizações. As estratégias são influenciadas por diversos factores, dentre os quais o ambiente onde a empresa esta inserida constitui um dos mais importantes. Para melhor entendimento analisaremos um dos vários mecanismos existentes: o Modelo Diamante Nacional de Michael Porter (1989).
A capacidade que a indústria tem de inovar e aperfeiçoar origina a competitividade. Podemos então afirmar que, a competitividade é criada e sustentada por meio de um processo de rivalidade obstinada a nível nacional, tendo como principais determinantes os custos de produção, taxas de câmbio e economias de escala. Como consequência disso, os investidores pressionam o governo para apoiar cada vez mais as indústrias privadas.
Por sua parte, os governos esforçam-se no sentido de experimentar políticas que promovam a competitividade apesar de a competitividade ser conquistada pela própria empresa.
Uma vez garantidas as competências e vantagens desenvolvidas pela organização no mercado doméstico, a mesma pode, assim enquadrar o processo de internacionalização dentro da sua empresa. Mas então o que seria internacionalização?
O processo de internacionalização consiste na extensão das estratégias produto-mercado e de integração vertical para outros países. A internacionalização deve contribuir para o aumento da competitividade da empresa a longo prazo, porém a empresa poderá enfrentar barreiras à entrada do novo mercado que podem por a prova a qualidade e a variedade dos recursos da empresa podendo culminar no fracasso da mesma. Por outro lado, a internacionalização pode servir para inovar os produtos e/ou serviços oferecidos, pois facilita o acesso à tecnologias e produtos da empresa.
1. Internacionalização
A internacionalização consiste de entre vários aspectos, numa análise interna detalhada sobre a empresa e