Internacionalizaçao
Gestão
O processo de internacionalização das empresas refere-se à forma como estas se organizam internamente ou com outras empresas para acederem a mercados externos. Iniciando-se normalmente pela via das exportações, as empresas acabam por avançar para fases mais avançadas em que trabalham com agentes comerciais locais, licenciam tecnologia ou avançam para investimentos diretos no exterior, sozinhas ou através de alianças estratégicas.
Motivações - razões da internacionalização
Tradicionais: - assegurar fornecimentos chave (matérias primas); - procura de novos mercados; - acesso a fatores de produção mais baratos (e/ou subsídios locais), Ligação à teoria do ciclo de vida do produto Vernon: uma inovação num país leva, inicialmente à produção local acompanhada de exportação; a estandardização de processos e a estabilização da tecnologia vai permitir a implantação industrial no estrangeiro, ganhando economias de escala e diluindo os custos iniciais de I&D. Finalmente, a entrada de concorrentes e a concorrência via preço leva à deslocalização para regiões com menores custos de fatores.
As novas motivações: - aumento das economias de escala; - aumento dos custos de I&D; - encurtamento do ciclo de vida dos produtos.
Motivações secundárias/benefícios da internacionalização: - busca de conhecimentos/aprendizagem; - posicionamento competitivo - vantagens resultantes de operar em vários mercados;
Requisitos para a internacionalização
A empresa deve ter alguma competência específica que compense a sua falta de conhecimento da forma de atuação (cultura, estrutura do sector, ambiente político) no mercado