Relatório
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO
JOSÉ BOMFIM SANTIAGO JÚNIOR
GRUPO: ASA BRANCA
RELATÓRIO SOBRE ANATOMIA EXTERNA
DOS PEIXES CARTILAGINOSOS
Aracaju
2012
JOSÉ BOMFIM SANTIAGO JÚNIOR
GRUPO: ASA BRANCA
RELATÓRIO SOBRE ANATOMIA EXTERNA
DOS PEIXES CARTILAGINOSOS
Relatório apresentado à disciplina de Anatomia Comparada como Pontuação, da 1a fase do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado, ministrado pelo Prof. Dr. José Arnaldo Vasconcelos Palmeira.
Aracaju
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. FORMA DO CORPO 5
3. NADADEIRAS 6
4. ESCAMAS OU PLACAS 8
5. LINHA LATERAL 9
6. MATERIAIS UTILIZADOS 10
7. PROCEDIMENTOS 11
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
Chondrichthyes (Fig. 1) ou peixes cartilagíneos (tubarões, raias e quimeras).
Fig.1. Anatomia externa de um peixe cartilaginoso
Para além de mostrar diferentes adaptações evolutivas dos peixes ao meio aquático, as características externas destes animais são muito importantes para a sua classificação.
2. FORMA DO CORPO
A forma do corpo dos peixes "típicos" – basicamente fusiforme – é uma das suas melhores adaptações à locomoção dentro de água. A maioria dos peixes pelágicos principalmente os que formam cardumes ativos, como os atuns, apresentam esta forma "típica".
No entanto, há bastantes variações a esta forma típica, principalmente entre os demersais e nos peixes abissais (que vivem nas regiões mais profundas dos oceanos). Nestes últimos, o corpo pode ser globoso e apresentar excrescências que servem para atrair as suas presas.
A variação mais dramática do corpo dos peixes encontra-se nos Pleuronectiformes, ordem a que pertencem os linguados e as solhas. Nestes animais, adaptados a viverem escondidos em fundos de areia, o corpo sofremetamorfoses durante o seu desenvolvimento larvar, de forma que os