internacionalização
INTERNACIONALIZAÇÃO
Plano de Marketing abordando apenas a visão sobre Internacionalização/Globalização no mercado, resumido numa página.
ESCOLA SUPERIOR DO PORTO, NOVEMBRO, 2014
Internacionalização
O processo de internacionalização e globalização é um processo dinâmico e que não está terminado. Nos próximos anos, presenciaremos novos e inesperados desenvolvimentos. Este processo cria novas oportunidades para as empresas, mas, em simultâneo, dado o nível de concorrência e exigência dos consumidores, coloca-lhes exigências acrescidas. O sucesso ou o fracasso das empresas portuguesas, neste contexto de complexidade e mudança, terá um impacto – positivo ou negativo – na economia nacional.
As empresas procuram internacionalizar a sua actividade por três motivos essenciais, para aumentar as suas vendas, pela procura ou a necessidade de adquirir recursos e por diversificação de fornecedores, dos mercados onde vendem os seus produtos e assim obter parceiros para o seu negócio.
Num mercado competitivo podia-se manter uma posição de mercado e uma vantagem competitiva. Num mercado hipercompetitivo dificilmente pode exigir qualquer vantagem competitiva sustentável. A rápida mudança e a globalização podem destruir uma vantagem competitiva numa noite. A única vantagem competitiva que uma empresa pode ter é a capacidade para mudar mais depressa que os competidores.
Os desafios que as empresas portuguesas enfrentam podem ser sistematizados da seguinte forma:
Responder a clientes mais exigentes;
Enfrentar empresas com maiores recursos financeiros, humanos e tecnologicos;
Dominar tecnologias complexas;
Desenvolver capacidades sofisticadas de gestão;
A actividade internacional das empresas é cada vez mais, um factor crítico de sucesso.
A crescente globalização das economias voltará ao fracasso, mais tarde ou mais cedo, toda as empresas que não desenvolvam estratégias de internacionalização e globalização. Os mercados globais são