Interdisciplinaridade Ambiental
A interdisciplinaridade trata-se de um combate interno/ pessoal para a reestruturação de nossa própria maneira de conhecer e nos posicionar perante o conhecimento, desfazendo-nos dos condicionamentos históricos. É também uma mudança de atitude em busca de uma unidade de pensamento. A interdisciplinaridade permite estabelecer novas competências e habilidades através de uma visão holística dos demais conhecimentos, favorecendo uma nova forma de pensar, mais ampla. Esta linha de ação favorecerá a capacidade do aluno de expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias, incitando o pensamento em direção ao enfrentamento de pensamentos tradicionais da visão de mundo mecanicista.
Essa tendência de interação com as demais ciências/disciplinas favorece o engrandecimento do entendimento, da busca por um todo complexo, ajuda na aceitação de novas formas de pensar e de agir, ensinando o ser a crescer nas suas interações sociais e não só dentro das suas práticas acadêmicas. Este processo de intercomunicação é incompatível com processos de decisão majoritária, que deixam pouco espaço para a diferença e o pluralismo de ideias, estilos e valores, e inclui a compreensão do contexto do outro, e os pontos de vista a partir dos quais o outro constrói seu discurso.
O atual momento de crise ambiental global expõe a insuficiência dos saberes disciplinares, alimentando questionamentos, desacomodando os modos cristalizados do pensamento moderno, levando a reivindicar novas aproximações para que se compreenda a complexidade das inter-relações na base dos problemas ecológicos. Disso torna-se necessário o desenvolvimento de um saber ambiental, que busque o conhecimento fracionado em disciplinas para constituir um campo de conhecimentos teóricos e práticos orientado para a rearticulação das relações sociedade-natureza.
É necessário que se forme uma educação ambiental crítica, capaz de transitar entre os múltiplos saberes,