quem foi jeanjackes rousseau?

3409 palavras 14 páginas
Quem Foi Jean-Jacques Rousseau?
Nasceu em Genebra, no dia vinte e oito de junho de 1712 e morreu em dois de julho de 1778 em Ermenoville (França). Teve grandes influências de Paris e da França, mas se orgulhava de sua origem genebrina e de ser um cidadão dessa cidade. Seus antepassados eram de origem francesa. Ele tinha respeito pela França. Sua família era de relojoeiros e possuíam pequena fortuna e eram pequenos burgueses. O pai de Rousseau, Isaac, era despreocupado e instável, mesmo um pouco agressivo. Foi para Constantinopla, mas sua mulher, Suzanne, pediu para que voltasse. Jean foi concebido nessa época. Sua mãe morreu uma semana após o parto. Jean tinha um irmão desaparecido que não conheceu. Chamava-se François.
Suzanne, era de uma família mais importante que Isaac. Rousseau fala dela com emoção. Ela desenhava, cantava e lia. Foi de sua coleção de romances que Jean tirou a primeira parte de sua educação. Ele e o pai ficavam horas lendo depois da ceia. Depois de esgotado o acervo, foram para a biblioteca do avô, onde encontraram livros de leitura complexa. Rousseau gostou da literatura romana.
Rousseau foi criado pelo pai até os 10 (dez) anos de idade, quando vem a falecer em 1722, outra tragédia familiar em sua vida. Estudou numa rígida escola religiosa na adolescência, e estudou muito desenvolvendo grande interesse pela leitura e pela música.
Na fase de adolescente para adulto foi morar em Paris onde começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.
Suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos, então ele começa a ser perseguido em 1762 na França, refugiando-se na cidade suíça de Neuchatel. No ano de 1765, a convite do filósofo David Hume foi morar na Inglaterra.
Após seu retorno à França em 1767 casou-se com Thérèse Levasseur com quem teve cinco filhos, todos entregues à adoção.
Escreveu além de estudos políticos, romances e ensaios

Relacionados