CORREIO ELETRÔNICO - REDES
Roteamento em uma interligação em redes É descrito no texto que no sistema de comunicação de pacotes roteamento refere-se ao processo de selecionar um caminho pelo qual serão enviado os dados e é fito em vários níveis.
Lembrando que o objetivo do IP é fornecer uma rede virtual que abranja varias redes físicas e ofereça um serviço de entrega de datagrama sem conexão. Assim como o roteamento dentro de uma rede física o roteamento IP deve escolher a forma pela qual enviará um datagrama através de varias redes físicas. Lembrando que em uma interligação em redes pode ser complicado, principalmente entre computadores que possuem varias conexões de redes físicas.
Para compreender completamente o roteamento IP é preciso voltar e examinar a arquitetura TCP/IP e lembrando que a interligação em redes é composta de varias redes físicas interconectadas por computadores renomeado roteadores, assim cada roteador conecta diretamente a duas ou mais redes.
O host e roteadores participam do roteamento de um datagrama IP para seu destino. quando um aplicativo de um programa de determinado Host tenta estabelecer uma comunicação, os protocolos TCP/IP posteriormente geram um ou mais datagramas IP.
Encaminhamento direto ou indireto Do ponto de vista técnico, o roteamento é classificado em dois tipo: Encaminhamento direto e encaminhamento indireto. O encaminhamento direto é a transmissão de um datagrama, através de uma rede física para outra maquina, sendo que duas maquinas só podem executá-lo se ambas se conectarem a uma mesma rede física. Já o encaminhamento indireto ocorre quando o destino não se encontra na mesma rede física, forçando assim o transmissor a passar o datagrama para um roteador executar a entrega.
Encaminhamento de um datagrama através de uma única rede
Para que haja a transferência de um datagrama IP, o transmissor encapsula o datagrama em um quadro físico,