Cultura Organizacional
Convivência interna: a cultura define os critérios para a avaliação de resultados e do desempenho dos indivíduos, define o comportamento em relação à autoridade e define também a tendência à solidariedade e ao associativismo em contraposição ao individualismo.
Regras de conduta nas relações com o mundo exterior: regular as relações com os outros grupos e com o ambiente de forma geral, ou seja, a forma como o mundo externo deve ser encarado e como os membros de outros grupos devem ser tratados.
Aprimoramento de processos
Dependência de recursos: é de extrema importância que a empresa não dependa apenas de um fornecedor pois pode acontecer do fornecedor deixá-la “na mão”, e, se não tiver uma segunda opção, a empresa ficará sem conseguir produzir coisas que dependam do material que aquele fornecedor vende a eles. Portanto é importante controlar esse nível de dependência.
Redes de colaboração: isso acontece quando empresas com um interesse comum se juntam para estimular a inovação ou até mesmo para compartilhar recursos. Esse processo faz com que as empresas que fazem parte dessa rede de colaboração tenham menos medo de investir no desconhecido pois existem outras empresas envolvidas.
Tecnologia da informação e aprimoramento de processos A administração por meio de processos recebeu das tecnologias da informação e da comunicação um aporte decisivo para seu funcionamento eficaz. As organizações usam a tecnologia para se ligar com seus colaboradores e, finalmente, para fazer parte das redes virtuais de negócios e colaboração.