interdiciplinaridade
A ideia de projeto é própria da atividade humana e de sua forma de pensar em algo que deseja tornar real. Projeto significa lançar para diante (e traz) a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu ou reviver situações. Isto implica antecipação de uma ação que envolve analisar o presente como fonte de possibilidades futuras ou o presente como resultados vividos. A ideia de projeto faz parte da constituição do ser humano consciente de sua condição de incompletude de sujeito em constante busca de atingir seus objetivos e buscar respostas as suas questões.
Dentro desta visão de necessidade e importância, venho apresentar neste trabalho a importância do trabalho com projetos, destacando a interdisciplinaridade e a formação do aluno como um todo, vivendo e aprendendo.
BREVE HISTORIA
Fazendo um resgate histórico podemos destacar as ideias de alguns educadores que influenciaram a educação. Nesse percurso, ficam evidenciados os princípios que surgiram como ideário de educação e, muitos deles continuam presentes e dando novo significado nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula.
No século XVIII Pestalozzi e Froebel defenderam a importância de desenvolver uma educação voltada para os interesses e necessidades das crianças, valorizando a experimentação prática. Decroly e Montessori apontaram a necessidade de trabalhar com os métodos ativos.
Na década de 20, Dewey e Kilpatrick enfatizaram a importância da escola ser um espaço vivo e aberto para a realidade, defendendo que as crianças adquiram experiência e conhecimento pela resolução de problemas práticos, em situações sociais. Dewey criou a escola ativa, fundamentada na motivação e no interesse espontâneo dos alunos para a descoberta, por meio da experiência pessoal e das informações que serão assimiladas. Um dos princípios da teoria de Dewey que nos dias atuais vem sendo bastante destacada nas propostas pedagógicas é o aprender-fazendo