interdiciplinaridade
A interdisciplinaridade na perspectiva da Educação Física tem grande eficácia, pois conhecimento não é só aprendido, é porém algo muito maior, ele é sentido...
Percebemos que a Educação Física não é legitimada no âmbito social, o que implica em sua utilização como auâftilio as demais disciplinas na Escola, fugindo radicalmente do seu objetivo que é desenvolver capacidades cognitivas, motoras e afetivas através da prática pedagógica do profissional de Educação Física.
A ação interdisciplinar é por essência a interação entre professores e aluno, onde por conseqüência constróem o saber, o conhecimento numa ação mútua, e o professor tendo seus objetivos pré-estabelecidos estimula o aluno a desenvolver suas capacidades cognitivas, afetivas e sociais.
Segundo FAZENDA (1991:83). "Numa sala interdisciplinar, a obrigação é alternada pela satisfação, a arrogância pela humildade, a solidão pela cooperação, a especialização pela generalidade, o grupo homogêneo pelo heterogêneo, a reprodução pelo questionamento do conhecimento". Baseada nesse pensamento as disciplinas que propõem ao trabalho interdisciplinar devem também estabelecer relações em suas possibilidades e limitações, focando o conhecimento e sua forma de ser assimilado.
A postura interdisciplinar envolve um modo de conceber o conhecimento, nesse sentido a participação é condição prioritária, pois o saber se dá através da participação é condição prioritária, pois o saber se dá através da participação e da contribuição de todas as áreas.
Segundo TAVARES (1995:54) "A interdisciplinaridade entra diretamente na relação conteúdo/método, ampliando e enriquecendo o ensino da Educação Física com qualidade na escola de 1a e 2a graus". Ela pressupõe uma postura engajada, participante de comprometimento pessoal.
A interdisciplinaridade na perspectiva da Educação Física tem grande eficácia, pois conhecimento não é só aprendido, é porém algo muito maior, ele é sentido, e a Educação possibilita a