interdiciplinaridade
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ALESSANDRA GOMES
ANDREIA DO NASCIMENTO
GERLANI APARECIDA DE OLIVEIRA
MARIA DA PENHA CARDOSO
MEIRIELEN BONICENHA
SUZETE CAMPI
AFETIVIDADE X AGRESSIVIDADE
LINHARES
2013
ALESSANDRA GOMES
ANDREIA DO NASCIMENTO
GERLANI APARECIDA DE OLIVEIRA
MARIA DA PENHA CARDOSO
MEIRIELEN BONICENHA
SUZETE CAMPI
AFETIVIDADE X AGRESSIVIDADE
Trabalho apresentado à disciplina: Psicomotricidade da Faculdade Pitágoras Campus Linhares ES, como requisito de avaliação para adquirir nota parcial referente ao 4° período do grau de Licenciatura do Curso Superior de Pedagogia.
Sob orientação da Mestre Professor Orientador (a): Keila Cuzzuol
LINHARES
2013
A agressividade é um dos comportamentos mais rejeitados na escola e na sociedade em geral. Mas, de fato o que é agressividade? É uma qualidade do temperamento ou mecanismo de defesa do EU, que se caracteriza pelo modo destrutivo de reação. Há íntima ligação entre agressão e frustração.
E o que é frustração? É uma desorganização emocional resultante do aparecimento de um obstáculo que impede o indivíduo de atingir um objetivo para o qual estava altamente motivado. Como a vida é repleta também de frustrações, uma dose em cada fase do desenvolvimento é salutar para o desenvolvimento do ego saudável. E o que é motivação? É todo um processo de ativação de um organismo, iniciado por uma necessidade e que tem por alvo um objetivo, que, em suma, vem a satisfazê-la.
Vivemos sob a ameaça de uma possível guerra mundial. A violência tem-se tornado cada vez mais presente no cotidiano das creches e escolas da Educação Infantil.
Henri Wallon (1879-1962), responsável por investigar a emoção geneticamente, diz que ela é a primeira manifestação de necessidade afetiva do bebê e o elo dele com o meio, tanto biológico como social. Isto é, quando a pessoa nasce, ela é só emoção.