INteligência estratégica
A inteligência na gestão é ter processos pensados, conscientes aproveitando as informações recebidas, para reagir ao mercado, as mudanças contínuas.
Captar e interpretar os sinais fracos o mais cedo possível para dar à organização uma capacidade de ação, uma liberdade de manobra, que permite influenciar o evento.
Quais os parâmetros que você gostaria de implantar para garantir as melhores condições de segurança para a sua Organização?
Trabalho no Banco do Brasil, é uma instituição financeira brasileira, estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União brasileira em 68,7% das ações.
Pensar em cada processo do Banco do Brasil, tentando analisar e proteger a Instituição contra ações adversas é muito complexo e tem equipes e diretorias especializadas para esse trabalho.
Diante da amplitude, vou citar um dos milhares de processos do Banco que é o combate as fraudes.
Hoje, em um mundo globalizado, onde as informações são ONLINE, o risco de fraudes e especialização em golpes é infinitamente maior. O Banco vem enfrentando milhares de situações inesperadas, que há poucos anos atrás eram raras:
- Chupa cabra em terminais de auto-atendimento;
- Falsificação de cheques;
- Golpes em salas de auto-atendimento;
- Clonagem de cartões magnéticos;
- Invasão de páginas bancárias pela internet;
No meu ponto de vista, tem que se melhorar a segurança, porém a comunicação com os clientes deve ser maior, a divulgação dos tipos de fraudes, a conscientização dos clientes do que está acontecendo e quais medidas preventivas devem ser tomadas para evitar que essas operações ilícitas ocorram:
- Verificar a máquina de auto-atendimento, empurrar para ver se não há nenhuma máquina. Esses golpes costumam acontecer durante o final de semana, quando não há vigilância dentro das agências, portanto evite realizar operações nesses dias;
- Cheque é um dos maiores instrumentos de falsificação, procurar usar mais